RESENHA - OS CRIMES ABC


Livro:
Os Crimes ABC (The A.B.C. Muders) 

Autor: Agatha Christie
Editora: L&PM Editores
Paginas: 207
ISBN: 9788580415018










Sinopse via Skoob
Há um serial killer à solta, matando suas vítimas em ordem alfabética. A única pista que a polícia tem é um macabro cartão de visitas que o assassino deixa em cada cena do crime: um guia ferroviário aberto na cidade onde a morte acontece. 
A Inglaterra inteira está em pânico com a sucessão de crimes – A: Alice Ascher, em Andover; B: Betty Barnard, em Bexhill; C: Sir Carmichael Clarke, em Churston – e o assassino vai ficando mais confiante a cada morte. Seu único erro é pôr à prova o orgulho de Hercule Poirot, um erro que pode ser mortal.

A minha paixão pelas obras de Agatha Christie é algo recente, por muito ouvir falar de seus livros, se fez em mim a curiosidade de ler algo de sua autoria. Comecei por uma de suas obras mais leves (digo isso comparando a "Os Crimes ABC") "O Mistério do Trem Azul", nele tive a oportunidade de conhecer o extravagante, detetive Belga, Hercule Poirot, que nos promove pensar e refletir perante as pistas deixadas pelos criminosos e a cada interrogatório realizado por ele, com suas perguntas aparentemente inofensivas, mas que — voilà! Sempre levam a algum lugar, dando um novo rumo a história e se aproximando cada vez mais da resolução do crime.

A obra Os Crimes ABC tem a narrativa de Arthur Hastings, ou melhor, Capitão Hastings, amigo inseparável de Poirot. Embora suas conclusões perante os fatos, sejam muitas vezes o oposto da realidade, elas ajudam no raciocínio de Poirot. Este vive ironizando a forma de pensar de Hastings.

 “ — Mon cher Hastings — disse ele, afetuosamente. —Meu bom gênio.
Fiquei confuso com esse repentino sinal de estima.
— É verdade — Insistiu Poirot. — Sempre … Sempre… Você sempre me ajuda… Me traz sorte. Você me inspira.” (P. 176).

Não sei se é porque vemos o desenrolar da história pela perspectiva de Hastings, mas, terminamos por seguir a mesma linha de pensamento dele, sendo às vezes, inocentes e superficiais, tornando a leitura cômica, ou, dependendo do ponto de vista, um pouco irritante. 

“ Poirot respondeu minha pergunta com outra pergunta.
— Me diga, Hastings, você considera o caso encerrado?
— Bem … Sim, praticamente falando. Pegamos o homem. E temos a maioria das provas. Só precisamos dos detalhes.
Poirot sacudiu a cabeça.
[…] " (P. 174/175)

O que torna tudo ainda mais interessante são os capítulos cujo titulo é “ Fora da narrativa pessoal do capitão Hastings”, neles, nos é apresentado o "suposto" assassino e são narrados alguns de seus passos, que é outro ponto excitante na história, a principio não temos que nos preocupar em descobrir quem é o criminoso, mas sim, nos remete a querer saber o porque dos assassinatos, o porque dele escrever a Poirot avisando onde e quando o próximo crime irá acontecer, mas, todos esses questionamentos são relevantes, pois, nos levam a verdadeira historia por trás dos crimes. Enfim, coincidência ou não o nome do "suposto" assassino é Alexander Bonaparte Cust (ABC) a partir dai, no decorrer da história se fundamenta outra teoria, que explica as cartas enviadas a Poirot. 

“ — Sim. Aparentemente, Cust é vítima da extravagância da mãe (complexo de Édipo, não é de se admirar!), com dois nomes de batismo extremamente bombásticos: Alexander e Bonaparte. Percebe as implicações disso? Alexander: o popularmente suposto invencível que remete a mais mundos a conquistar. Bonaparte: o grande imperador dos franceses. Ele quer um adversario … Um adversário, pode-se dizer, a sua classe. Bem, aí esta você: Hercules, o forte.” (P. 173)

Em resumo, Os crimes ABC é uma obra fascinante, do início ao fim, nos cativa e envolve a cada pagina, nos deixando mais atentos aos detalhes de cada assassinato. Que a proposito, Agatha nos promove deliciar quatro assassinatos, com as vítimas executadas de diferentes maneiras; golpes na cabeça; estrangulamento; esfaqueamento. Mas, com ABC, sempre deixando a sua assinatura em cada cena de crime, um guia ferroviário aberto na cidade onde a morte acontece.

Para finalizar deixo a minha parte favorita do livro, para vocês. Um dialogo entre Hercule Poirot e Hastings.

“_ Estou falando a língua das mesas de jogos. Na roleta, pode haver um longo período em que só sai preto … mas, no fim, o vermelho deve aparecer. São as leis matemáticas da sorte.
_ Você está querendo dizer que a sorte muda?
_ Exatamente, Hastings. E que é onde o jogador (e o assassino, que é, afinal, apenas um tipo supremo de jogador, já que o que arrisca não é dinheiro, mas a própria vida) costuma carecer de expectativa inteligente. Porque ganhou, ele pensa que continuará ganhando! Ele não abandona as mesas no tempo certo, com o bolso cheio. Assim no crime, o assassino bem-sucedido não pode conceber a possibilidade de não ser bem-sucedido! Ele pega para si mesmo todo o crédito para um bom desempenho … mas estou dizendo a vocês, meus amigos, que por mais cuidadosamente planejado que seja, nenhum crime pode ser bem-sucedido sem sorte! […] " (P. 140)

Em meio a tanto “suspense” e genialidade é praticamente impossível não colocar as células cinzentas para funcionar…


(Imagens do Google)




Comentários

  1. Adorei a resenha, não conhecia esse livro, parece ser muito bom, anotei na minha listinha. Sucesso, beijos

    ResponderExcluir
  2. Deu uma vontade grande de conhecer essa história. Parabéns pela resenha, cheia de detalhes que nos fazem motivados e instigados! Abraços 😊

    ResponderExcluir
  3. Eu sou simplesmente apaixonada pelos livros da Agatha Christie, eu adoro tudo que envolve crimes e adoro essas mentes diferentes na hora de cometer os crimes. Eu já li esse livro e amei, sou apaixonada pela história. Ótima resenha

    ResponderExcluir
  4. Gosto de histórias assim, que cativam a gente desde o princípio! Fiquei curiosa para ler.

    ResponderExcluir
  5. Nunca li os livros, mas já vi alguns filmes que são mega antiguinhos, mas ao ler sua resenha fiquei curiosa e com vontade de ler também ... Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  6. Eu amo os livros da Agatha Christie são ótimos e super bem escritos, sua resenha esta muito bem feita, parabéns

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro. Vou anotar aqui. Adorei seu post.

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Minha mãe é grande fã da Agatha, e esse livro ainda não li, pois não é o meu gênero de leitura favorito. Mas já li alguns livros dela, e realmente a mulher arrasa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem?
    Mesmo sabendo do sucesso da Agatha eu nunca senti vontade ler os livros dela acredito que por passarem longe do meu gênero literário, então dessa vez passo a dica.

    Parabéns pela resenha <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Já havia ouvido falar nela e em quanto suas obras são boas mas só agora fui despertar curiosidade por seus livros. Com certeza vou querer ler Os crimes ABC. Parece uma ótima leitura, amo! XOXO
    www.soseflor.com

    ResponderExcluir
  11. Amo histórias com crimes, a sinopse me chamou muito atenção e já quero ler.

    ResponderExcluir
  12. Sua resenha nos faz ficar com bastante vontade de ler! Fiquei curiosa e bem instigada nessa leitura que indicou!

    ResponderExcluir
  13. Sou super fã da Agatha Christie, já li vários livros dela, mas esse por acaso ainda não, adorei a resenha, com certeza esse é mais um dos livros dela que vou amar quando ler.

    ResponderExcluir
  14. Olá, já conhecia essa obra e também a autora!
    Aqui em portugal passa uma série no canal fox que se chama "Os mistérios de Agatha Christie", acho uma boa série para passar o tempo!
    Bom resumo do livro!
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  15. Esse é o estilo de livro que eu tenho que ler!!
    Xerim :)

    ResponderExcluir
  16. Os livros de Agatha Christie são muito bons mesmo! eu gosto bastante desse gênero. Me chamam muito a tenção. Gostei da sua resenha. Vou procurar esse livro pra ler depois.

    ResponderExcluir
  17. Gosto de filmes que tem morte kkk, e o titulo do livro me chamou a atenção, adorei sua indicação, vou procurar saber sobre esse livro.
    Otima resenha
    Beijos da giu

    ResponderExcluir
  18. Agatha C. é uma autora maravilhosa , nenhum livro dela deixa a desejar

    ResponderExcluir
  19. Ainda não tinha ouvido falar nesse livro... não gosto muito de estórias desse tipo :(
    Mas sua resenha ficou incrível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre este livro, mas claro que a nossa Agatha não iria falhar. Fiquei com vontade de ler já esse livro 😏
    BeijinhoBom

    ResponderExcluir
  21. ola tudo bem ? não costumo ler este tipo de historia ,
    na verdade ainda não li nada da Agatha Christie. Pela resenha acho que vou mudar meus conceitos em relação . bjssss

    ResponderExcluir
  22. Adorei não conhecia nenhuma das obras mais gostei muito quero muito ler beijos

    Blog Paula Oliveira \ Facebook

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, como vai?
    Ainda nao conhecia esse livro, mas achei bem interessante de você ter trazido aqui para poder compartilhar ele conosco, já que não é sempre que vemos uma resenha assim tao linda e maravilhosa desse forma que você a elaborou. beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi tudo bom?
    Gosto muito dessa autora, e entendo que tenha visto a história pelo ponto de vista do personagem, a Agatha sempre faz isso nos livros dela kkk.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  25. Oii!
    Ainda não conhecia o livro, e também ainda não li nenhum livro da autora confesso, mas pretendo ler!
    Ficou ótima sua resenha.

    ResponderExcluir
  26. Oi Ludmila, tudo bem?

    Eu sou completamente apaixonada pela Agatha, a rainha do crime. Ela consegue escrever obras simplesmente maravilhosas e que prendem o leitor do início ao fim. O Poirot é um dos meus detetives favoritos e como não sou bem de desvendar mistério, sempre passo longe do real criminoso. Ainda não li esse livro, mas quero o quanto antes!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. oii, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, mas eu amei sua resenha, da vontade de ler o livro, rs parabéns

    ResponderExcluir
  28. Sou viciada nos livros dela e tem um cara que eu amo também que tem a mesma "pegada" de thriller policial: Harlan Coben, conhece? Adoro também mas a rainha do crime é perfeita e dispensa comparações hahaha. bjs

    ResponderExcluir
  29. Ler os livros de Agatha Christie sempre nos rendem ótimos momentos. Eu sou um fã da escrita da autora. Esse ainda não conhecia, mas adorei o enredo e a resenha. Imagino o suspense e o mistério em volta da próxima letra. Dica super anotada.

    ResponderExcluir
  30. Todo mundo me fala bem desse livro, eu sou louca para ler. Depois da sua resenha, vou por ele no topo da lista!

    ResponderExcluir
  31. olá!
    Muito bom seu post, adoro a Agatha Christie e seus mistérios, suspenses e como você disse genialidade.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. Agatha é uma rainha, li somente um livro dela e sei que tudo que falam dela é verdade.
    Adorei sua resenha. Parabéns!

    ResponderExcluir
  33. Nossa, ai sim! Esse livro me interessou muito. Amo livros de terror, suspense e de serial killers, fico toda empolgada lendo hahaha

    ResponderExcluir
  34. Ótima resenha. Eu adoro os livros da Agatha Christie. Sem dúvida não leva o título de a rainha do crime à toa. Eu gosto muito dos livros narrados pelo Hastings e, claro, de todas as particularidades do excêntrico Poirot. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  35. Adorei a resenha. Não conhecia o livro mas achei super interessante. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Não me importa

RESENHA- FALA SERIO AMOR!

Não se esqueça...