RESENHA - A SOMBRA DO VENTO


Livro: A Sombra do Vento (La Sombra Del Viento)
Autor: Carlos Ruiz ZafĂłn
Editora: Suma de Letras
Paginas: 464
ISBN: 
9788556510341









Apresentação Via Companhia das Letras
"Barcelona, 1945. Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversĂĄrio de onze anos e percebe que jĂĄ nĂŁo se lembra do rosto da falecida mĂŁe. Para consolĂĄ-lo, o pai leva o menino pela primeira vez ao CemitĂ©rio dos Livros Esquecidos. É lĂĄ que Daniel descobre A sombra do vento, romance escrito por JuliĂĄn Carax, que logo se torna seu autor favorito, sua obsessĂŁo. No entanto, quando começa a buscar outras obras do escritor, Daniel descobre que alguĂ©m anda destruindo sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que Carax jĂĄ publicou, e que o que tem nas mĂŁos pode muito bem ser o Ășltimo volume sobrevivente. Junto com seu amigo FermĂ­n, Daniel percorre a cidade, adentrando as ruelas e os segredos mais obscuros de Barcelona. Anos se passam e sua investigação inocente se transforma em uma trama de mistĂ©rio, magia, loucura e assassinato. E o destino de seu autor favorito de repente parece intimamente conectado ao dele".  


A sombra do Vento de Carlos Ruiz ZafĂłn Ă© o primeiro livro da serie intitulada o cemitĂ©rio dos Livros Esquecidos, cujo desfecho enfim iremos conhecer nesse ano de 2017 com o lançamento de o Labirinto dos EspĂ­ritos  o quarto e ultimo livro da serie; em breve iremos conversar um pouco sobre os demais livros da serie, mas por hoje vamos conversar sobre o seu começo arrebatador.
Bom, nĂŁo tive a oportunidade de ler tantos livros quanto gostaria nessa minha recente jornada no mundo da literatura, mas poucos livros me cativaram com tanta facilidade como este, me lembro muito bem da noite em que estava percorrendo o site lelivros.com, em busca de algum livro de suspense e lĂĄ estava ele, parecendo que aguardava por mim, o titulo enigmĂĄtico e a capa com a aparĂȘncia sombria fez, aos meus olhos, parecer que o livro gritava para ser lido, e foi assim que caĂ­ na tentação de ler a sinopse e ali, naquela Bendita hora, logo naquela pequena descrição, me vi imundado pela curiosidade de saber mais sobre esse lugar tĂŁo peculiar chamado de o cemitĂ©rio dos livros esquecidos e  instigado a descobrir porquĂȘ o livro escrito por esse tĂŁo mistĂ©rio Carax pode levar a Daniel, e todos aqueles a quem ele ama, a um destino terrĂ­vel...
Com um enredo espetacular, marcado pela influencia de grandes escritores como Dumas e Victor Hugo, o livro, desde o começo, com sua narrativa carregada de mistĂ©rio me cativou de tal forma que simplesmente nĂŁo conseguia parar de ler. A trama foi dividida em Ă©pocas, o que possibilita que acompanhemos o amadurecimento do personagem ao longo da historia, e totalmente escrita na primeira pessoa, e somando tudo isso temos um efeito simplesmente espetacular, o leitor passa o livro transitando entre a visĂŁo do protagonista ante a todos os efeitos que estar envolvido nesse mistĂ©rio acarreta, e a visĂŁo de alguns personagens secundĂĄrios, que diga-se de passagem sĂŁo aproveitados pelo autor de maneira brilhante contribuindo diretamente no momento em que a historia atinge seu ĂĄpice.


    Para finalizar, gostaria de citar alguns dos meus trechos favoritos do livro, os diĂĄlogos  nos quais o autor mostra conhecer profundamente a alma de nĂłs leitores, e nos presenteia com dialogo repletos de amor ao prazer da leitura.  
"[...]– Este lugar Ă© um mistĂ©rio, Daniel, um santuĂĄrio. Cada livro, cada volume que vĂȘs, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mĂŁos, cada vez que alguĂ©m desliza o olhar pelas suas pĂĄginas, o seu espĂ­rito cresce e torna-se forte.[...]" p.9

"[...]poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho atĂ© ao seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trĂĄs, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palĂĄcio na nossa memĂłria ao qual, mais tarde ou mais cedo – nĂŁo importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos -, vamos regressar.[...]" p.11

"[...]– Nunca me tinha sentido agarrada, seduzida e envolvida por uma histĂłria como a que aquele livro narrava – explicou Clara. – AtĂ© entĂŁo para mim as leituras eram uma obrigação, uma espĂ©cie de multa a pagar a professores e tutores sem saber muito bem para quĂȘ. NĂŁo conhecia o prazer de ler, de explorar portas que se nos abrem na alma, de nos abandonarmos Ă  imaginação, Ă  beleza e ao mistĂ©rio da ficção e da linguagem. Tudo isso para mim nasceu com aquele romance."[...] p.26 



ComentĂĄrios

  1. Fiquei bem curiosa para acompanhar essa trama e descobrir junto com o Daniel esses mistĂ©rios!! A capa Ă© chamativa e o enredo interessante!! É bom saber que o livro Ă© envolvente e cativante!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂĄ CidĂĄlia, o livro Ă© incrĂ­vel, super recomendo o livro!
      Abraço!

      Excluir
  2. Eu não li na íntegra a sua resenha, pois eu ganhei esse livro agora em julho, de aniversårio, e quero ler sem ter muitas informaçÔes. Mas seu blog é muito legal! Parabéns!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presentĂŁo hein Adriana!? kkkk Espero que possamos conversar sobre o livro em breve.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi André.

    Eu estou bem curiosa por essa série por que os livros contém uma sinopse bem interessante. Ainda mais conhecendo uma opinião do primeiro livro, pois ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. O enredo deve ser realmente espetacular e envolvente. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mtmtmt Obg pelo elogio KĂȘnia, fico muito feliz em saber que consegui despertar sua curiosidade para esse livro incrivel.

      Excluir
  4. oi Andre, tudo bem? ainda não li esse livro ainda, mas agora lendo sua resenha acho que vou procurar ele para ler. parabéns pela sua resenha clara e objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nilton, tudo tranquilo? DĂȘ uma chance, garanto que nĂŁo vai se arrepender.

      Excluir
  5. Oi, André!
    Esse livro não havia despertado meu interesse, mas desde que vi essas novas ediçÔes resolvi procurar a sinopse e me pareceu interessante. E agora, depois da sua resenha, fiquei mais curiosa. Pretendo ler em breve!

    Abraços
    Universo TĂĄcito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂĄ Aline, as ediçÔes novas ficaram a coisa mais linda nĂŁo Ă© mesmo? kkkk Espero poder conversar sobre o livro com vocĂȘ em breve entĂŁo.
      Abraços

      Excluir
  6. Olå! Gostei da resenha. O livro parece ser muito instigante. Achei fascinante o fato de a narrativa ser justamente sobre essa relação metafísica de leitor-livro-escritor.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OlĂĄ Ana, Ă© realmente espetacular como essa relação Ă© explorada nesse livro, jĂĄ que vocĂȘ levantou esse aspecto do livro gostaria de recomendar tambem o terceiro livro da serie, " O JOGO do ANJO" nele essa relação Ă© explorada de uma maneira muito mais intensa do que no primeiro livro.
      Abraços

      Excluir
  7. Ooi
    Lembro-me que li uma resenha desse livro hĂĄ um tempo. Tinha gostado bastante, mas acabei me esquecendo. Com sua resenha minha vontade de lĂȘ-lo reacendeu.
    Parece ser um livro Ăłtimo livro, com uma trama bem feita e envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine, tudo bem? Fico muito feliz por ter despertado novamente seu interesse por ler esse livro, espero que sacie sua curiosidade pela historia em breve kkkkk

      Excluir
  8. JĂĄ conhecia a obra, e adorei sua resenha, gostei mesmo. Vou colocar na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Lilian, espero que possamos conversar sobre sua experiencia com o livro em um futuro proximo.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi, AndrĂ©! Realmente, alguns livros parecem que pedem para ser lidos e esse Ă© um dos que tambĂ©m estĂĄ na minha lista. Fico feliz que ele tenha te tocado de uma forma tĂŁo singular e fiquei bastante curiosa para conhecer a histĂłria, levando em conta as influĂȘncias do autor. Adorei as suas impressĂ”es.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentĂĄrio

Postagens mais visitadas

Um paragrafo aos trĂȘs meses mais incrĂ­veis que jĂĄ vivi, atĂ© hoje...

Nunca estamos preparados ...

Receitas da TetĂȘ - ConfissĂ”es de uma garota excluĂ­da, mal-amada e (um pouco dramĂĄtica)