RESENHA - A SOMBRA DO VENTO


Livro: A Sombra do Vento (La Sombra Del Viento)
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Paginas: 464
ISBN: 
9788556510341









Apresentação Via Companhia das Letras
"Barcelona, 1945. Daniel Sempere acorda na noite de seu aniversário de onze anos e percebe que já não se lembra do rosto da falecida mãe. Para consolá-lo, o pai leva o menino pela primeira vez ao Cemitério dos Livros Esquecidos. É lá que Daniel descobre A sombra do vento, romance escrito por Julián Carax, que logo se torna seu autor favorito, sua obsessão. No entanto, quando começa a buscar outras obras do escritor, Daniel descobre que alguém anda destruindo sistematicamente todos os exemplares de todos os livros que Carax já publicou, e que o que tem nas mãos pode muito bem ser o último volume sobrevivente. Junto com seu amigo Fermín, Daniel percorre a cidade, adentrando as ruelas e os segredos mais obscuros de Barcelona. Anos se passam e sua investigação inocente se transforma em uma trama de mistério, magia, loucura e assassinato. E o destino de seu autor favorito de repente parece intimamente conectado ao dele".  


A sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón é o primeiro livro da serie intitulada o cemitério dos Livros Esquecidos, cujo desfecho enfim iremos conhecer nesse ano de 2017 com o lançamento de o Labirinto dos Espíritos  o quarto e ultimo livro da serie; em breve iremos conversar um pouco sobre os demais livros da serie, mas por hoje vamos conversar sobre o seu começo arrebatador.
Bom, não tive a oportunidade de ler tantos livros quanto gostaria nessa minha recente jornada no mundo da literatura, mas poucos livros me cativaram com tanta facilidade como este, me lembro muito bem da noite em que estava percorrendo o site lelivros.com, em busca de algum livro de suspense e lá estava ele, parecendo que aguardava por mim, o titulo enigmático e a capa com a aparência sombria fez, aos meus olhos, parecer que o livro gritava para ser lido, e foi assim que caí na tentação de ler a sinopse e ali, naquela Bendita hora, logo naquela pequena descrição, me vi imundado pela curiosidade de saber mais sobre esse lugar tão peculiar chamado de o cemitério dos livros esquecidos e  instigado a descobrir porquê o livro escrito por esse tão mistério Carax pode levar a Daniel, e todos aqueles a quem ele ama, a um destino terrível...
Com um enredo espetacular, marcado pela influencia de grandes escritores como Dumas e Victor Hugo, o livro, desde o começo, com sua narrativa carregada de mistério me cativou de tal forma que simplesmente não conseguia parar de ler. A trama foi dividida em épocas, o que possibilita que acompanhemos o amadurecimento do personagem ao longo da historia, e totalmente escrita na primeira pessoa, e somando tudo isso temos um efeito simplesmente espetacular, o leitor passa o livro transitando entre a visão do protagonista ante a todos os efeitos que estar envolvido nesse mistério acarreta, e a visão de alguns personagens secundários, que diga-se de passagem são aproveitados pelo autor de maneira brilhante contribuindo diretamente no momento em que a historia atinge seu ápice.


    Para finalizar, gostaria de citar alguns dos meus trechos favoritos do livro, os diálogos  nos quais o autor mostra conhecer profundamente a alma de nós leitores, e nos presenteia com dialogo repletos de amor ao prazer da leitura.  
"[...]– Este lugar é um mistério, Daniel, um santuário. Cada livro, cada volume que vês, tem alma. A alma de quem o escreveu e a alma dos que o leram e viveram e sonharam com ele. Cada vez que um livro muda de mãos, cada vez que alguém desliza o olhar pelas suas páginas, o seu espírito cresce e torna-se forte.[...]" p.9

"[...]poucas coisas marcam tanto um leitor como o primeiro livro que realmente abre caminho até ao seu coração. Aquelas primeiras imagens, o eco dessas palavras que julgamos ter deixado para trás, acompanham-nos toda a vida e esculpem um palácio na nossa memória ao qual, mais tarde ou mais cedo – não importa quantos livros leiamos, quantos mundos descubramos, tudo quanto aprendamos ou esqueçamos -, vamos regressar.[...]" p.11

"[...]– Nunca me tinha sentido agarrada, seduzida e envolvida por uma história como a que aquele livro narrava – explicou Clara. – Até então para mim as leituras eram uma obrigação, uma espécie de multa a pagar a professores e tutores sem saber muito bem para quê. Não conhecia o prazer de ler, de explorar portas que se nos abrem na alma, de nos abandonarmos à imaginação, à beleza e ao mistério da ficção e da linguagem. Tudo isso para mim nasceu com aquele romance."[...] p.26 



Comentários

  1. Fiquei bem curiosa para acompanhar essa trama e descobrir junto com o Daniel esses mistérios!! A capa é chamativa e o enredo interessante!! É bom saber que o livro é envolvente e cativante!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cidália, o livro é incrível, super recomendo o livro!
      Abraço!

      Excluir
  2. Eu não li na íntegra a sua resenha, pois eu ganhei esse livro agora em julho, de aniversário, e quero ler sem ter muitas informações. Mas seu blog é muito legal! Parabéns!
    Drica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que presentão hein Adriana!? kkkk Espero que possamos conversar sobre o livro em breve.
      Abraços.

      Excluir
  3. Oi André.

    Eu estou bem curiosa por essa série por que os livros contém uma sinopse bem interessante. Ainda mais conhecendo uma opinião do primeiro livro, pois ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. O enredo deve ser realmente espetacular e envolvente. Dica anotada e parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mtmtmt Obg pelo elogio Kênia, fico muito feliz em saber que consegui despertar sua curiosidade para esse livro incrivel.

      Excluir
  4. oi Andre, tudo bem? ainda não li esse livro ainda, mas agora lendo sua resenha acho que vou procurar ele para ler. parabéns pela sua resenha clara e objetiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Nilton, tudo tranquilo? Dê uma chance, garanto que não vai se arrepender.

      Excluir
  5. Oi, André!
    Esse livro não havia despertado meu interesse, mas desde que vi essas novas edições resolvi procurar a sinopse e me pareceu interessante. E agora, depois da sua resenha, fiquei mais curiosa. Pretendo ler em breve!

    Abraços
    Universo Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline, as edições novas ficaram a coisa mais linda não é mesmo? kkkk Espero poder conversar sobre o livro com você em breve então.
      Abraços

      Excluir
  6. Olá! Gostei da resenha. O livro parece ser muito instigante. Achei fascinante o fato de a narrativa ser justamente sobre essa relação metafísica de leitor-livro-escritor.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana, é realmente espetacular como essa relação é explorada nesse livro, já que você levantou esse aspecto do livro gostaria de recomendar tambem o terceiro livro da serie, " O JOGO do ANJO" nele essa relação é explorada de uma maneira muito mais intensa do que no primeiro livro.
      Abraços

      Excluir
  7. Ooi
    Lembro-me que li uma resenha desse livro há um tempo. Tinha gostado bastante, mas acabei me esquecendo. Com sua resenha minha vontade de lê-lo reacendeu.
    Parece ser um livro ótimo livro, com uma trama bem feita e envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine, tudo bem? Fico muito feliz por ter despertado novamente seu interesse por ler esse livro, espero que sacie sua curiosidade pela historia em breve kkkkk

      Excluir
  8. Já conhecia a obra, e adorei sua resenha, gostei mesmo. Vou colocar na minha lista de leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Lilian, espero que possamos conversar sobre sua experiencia com o livro em um futuro proximo.
      Abraços

      Excluir
  9. Oi, André! Realmente, alguns livros parecem que pedem para ser lidos e esse é um dos que também está na minha lista. Fico feliz que ele tenha te tocado de uma forma tão singular e fiquei bastante curiosa para conhecer a história, levando em conta as influências do autor. Adorei as suas impressões.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

RESENHA- FALA SERIO AMOR!

Saboreando minha liberdade

Não se esqueça...